quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Panorama - Casa do Baile

"De Pampulha a Brasília eu segui o mesmo caminho, preocupado com a forma nova, com a invenção arquitetural. Fazer um projeto que não representasse nada de novo, uma repetição do que já existia, não me interessa. E nesse sentido, até Brasília eu caminhei. Mas senti que tinha que explicar as coisas, às vezes não era compreendido, que havia mesmo uma tendência a contestar essa liberdade de formas que eu prometia." (Oscar Niemeyer)
O complexo da Pampulha é, sem dúvida, além de uma paisagem encantadora, um marco na arquitetura urbana. As inovações em termos de paisagismo, estruturas, formas e cores são muito significativas, ainda mais quando se entende o momento em que elas foram elaboradas. As construções da região são símbolo da ousadia de propor algo que até então nunca havia sido explorado, da coragem de enfrentar a resistência de muitas pessoas e suas críticas acerca do novo projeto.
A Casa do Baile é apenas uma parte desse complexo, mas concentra em si as características inovadoras do todo. Estruturas livres, repletas de curvas, jardins volumosos cuja admiração não depende da visão superior se colocaram no lugar de construções sem criatividade, com formas retas, sem movimento. Sem dúvida, imaginar esse contraste entre o velho e o novo é um dos fatores mais chamativos da Casa do Baile. Imaginar o impacto causado na sociedade, imaginar a contribuição cedida à arquitetura, imaginar a dificuldade de projetar valoriza ainda mais a sua beleza.
Muito tempo se passou desde que a Casa foi erguida, suas funções sociais foram alteradas e hoje, no lugar de um cassino ou de um salão de dança, encontra-se um museu, um lugar de lazer, de turismo, de aprendizado, aberto a todas as idades. Entretanto, isso não atrapalha em nada a admiração do local, pelo contrário, estimula a vontade de conhecer e descobrir mais sobre um estabelecimento tão convidativo e marcante na nossa história.
Baseado nessas ideias e opiniões, o meu panorama foi desenvolvido. A diferenciação de tons (sépia e colorido) no plano de fundo e a inserção de itens com cores opostas a cada parte desse plano fazem referência ao contraste “velho-novo” que tanto diz respeito à Casa do Baile.
No lugar dos trabalhos atuais expostos nas paredes, foram colocados cartazes da época inicial da Casa (década de 40/50), os quais possuem temas culturais, artísticos e publicitários.
As pessoas inseridas estão, propositalmente, com certa transparência, já que elas não pertencem de fato à “época” em que estão representadas. Além disso, tais pessoas discutem a questão da mudança da função da Casa do Baile ao longo do tempo.
Vale destacar também, a presença de Oscar Niemeyer (à direita) e de Juscelino Kubitschek (à esquerda), os quais foram essenciais para o planejamento e concretização da Casa do Baile.

2 comentários:

  1. Hoje, foi solicitado q fizessemos um grupo de 3 pessoas para a realização do próximo trabalho (um novo panorama sobre a casa do baile) e que fizessemos uma análise crítica sobre o panorama de cada um do grupo.
    O meu grupo, sou eu, mais Renata e Thaís Lamonier.

    Panorama de Thaís Lamonier

    Achei bem interessante seu panorama, ao destacar a função antiga e função de hoje da casa do baile, no lado de dentro pessoas em preto e branco dançam e do lado de fora elas, agora, coloridas conhecem o lugar, teem momentos de lazer...
    Alguns aspectos que acho que podem ser melhorados é a dimensão das pessoas, ( parece-me que o casal dançando a esquerda está pequeno demais), a questão das sombras e a iluminação das pessoas... Outro fator que me instigou é a cor morta, antiga, na parte que representa a função da casa do baile hoje, não sei se foi esta sua intenção, mas penso que se for, você poderia esplorar melhor esta questão, ( sugestão, coloca a outra parte com cores mais vivas) .
    Achei bastante interessante seu panorama, parabéns...

    ResponderExcluir
  2. falar de algum trabalho de alguem assim é difícil, ainda mais, sabendo que ela não sabia mexer direito no photoshop, como vc e eu, né.

    ResponderExcluir