segunda-feira, 28 de setembro de 2009

OI Futuro

O OI Futuro, localizado na Av. Afonso Pena, em Belo Horizonte, é um museu que conta a história da telecomunicação. Com grande investimento em tecnologia, o estabelecimento proporciona ao visitante um misto de aprendizado e diversão de maneira dinâmica e interativa.
Com o propósito de representar a experiência de visitar o OI Futuro, foi desenvolvido um objeto através do programa SketchUp. Trata-se de um cubo com faces coloridas e variadas, as quais apresentam certas interpretações embutidas.
A forma geométrica representa o espaço do museu, que é pequeno, mas bem explorado. As faces laterais são trançadas, objetivando representar a interação entre os artigos do museu e o público, a qual está presente durante toda a visita. Além disso, essas faces possuem preenchimentos que remetem a espelhos, fios, luzes e neon, fatores bastante explorados na estrutura do museu e que, indiretamente, remetem à tecnologia, a itens futuristas. A face com as linhas azuis, em especial, faz referência ao grande painel digital azul existente no museu, representando um de seus ambientes mais interessantes. Sem dúvida, o jogo de luzes e vidros/espelhos torna o ambiente muito interessante e confere a ele o aspecto moderno desejado.
As faces superior e inferior do cubo não são vazadas e recebem a estampa de negativos de filme. Elas demonstram um pouco de falta de interação com relação aos vídeos exibidos no museu. Não que eles não sejam dinâmicos e interessantes, pelo contrário, mas são um pouco cansativos (são muitos e longos) e, por isso, não se mostram tão atraentes quanto os outros itens do museu.
O cubo, por apresentar faces vazadas, provoca uma confusão entre suas estampas quando é observado de longe, como se houvesse informação demais para um único lugar. À medida em que nos aproximamos, as formas começam a tomar nitidez. Essa sensação pode ser percebida na visita ao OI Futuro. Há uma infinidade de vitrines, portas e computadores que fazem com que o visitante se sinta "perdido", sem saber por onde começar a explorar. Entretanto, uma vez iniciada a exploração, há grande entendimento e satisfação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário